PARQUE SABINA – Escola Parque do Conhecimento: Situado em Santo André, é um dos principais centros de ciências interativos de educação contemporânea do Estado de São Paulo. Brincando, as crianças adquirem conhecimentos valiosos de Matemática e Ciências em geral, incluindo Astronomia.
Com tecnologia de ponta, oferece aos visitantes a participação em experimentos lúdico-científicos. Possui um Planetário, um grande Aquário e também um Pinguinário.
Mas o que agrada em especial às crianças é a réplica de dinossauros em tamanho real e com movimentos.
O Colégio Piaget sempre acreditou que a ida a museus, exposições, teatros, excursões, traz benefícios à formação interdisciplinar dos educandos. Os passeios, quando bem escolhidos e organizados, exercem dupla função: ENTRETENIMENTO e APRENDIZADO.
Nossos alunos foram, em anos passados, muitas vezes ao PARQUE SABINA, devido os espaços temáticos do Parque estimularem o interesse pelas Ciências em geral.
Porém, devido à realidade sanitária atual, que exige o distanciamento, não estamos promovendo nenhum passeio.
Em ocasião anterior, o Nível I foi ao Parque Sabina, e os pequenos adoraram.
Por isso, as professoras Emília e Larissa tiveram uma ótima ideia: Por que não passearmos pelo mundo das Ciências que o Parque Sabina apresenta, mas de modo virtual?
ÔNIBUS – TRANSPORTE PARA A LOCOMOÇÃO ATÉ O PARQUE
Os alunos do Nível I fizeram o passeio completo de modo virtual. Prepararam-se bem: pegaram suas mochilas e lancheiras, e até puseram bonés e chapeuzinhos. Usando a imaginação, dirigiram-se para um ônibus e fizeram a viagem. Durante o “percurso de faz de conta”, as professoras trabalharam o tema “meios de transporte”, explicando cada tipo e pedindo exemplos para eles.
VISITANDO O PARQUE SABINA
Por meio de um vídeo, os alunos se imaginaram dentro do parque visitando todos os ambientes do local. Na ala dos dinossauros, viram vários ossos. Então, as professoras abordaram questões de quantidade e tamanhos (grande, médio, pequeno).
Aparecendo os animais do parque, terrestres e marinhos, elas mencionaram que muitos que ali viviam tinham sido resgatados por terem sido encontrados em situações de perigo pela poluição no solo ou no mar. Assim, reforçaram os ensinamentos sobre o descarte do lixo adequado e a separação para reciclagem, evitando que tartarugas marinhas e até aves se embaracem em sacos plásticos ou outros objetos poluentes.
MOMENTO DO LANCHINHO NO PARQUE
Estava na hora do lanche. No gramado da escola, que então fazia parte do Parque, eles pegaram seus lanchinhos e fizeram um piquenique. As professoras falaram da importância da partilha, do compartilhamento. Mais um aprendizado: todos os alunos dividiram o que trouxeram com os colegas.
Por fim, outra lembrança das atividades sobre o lixo que ocorreram no “Dia Internacional da Reciclagem”: todos levaram as sobras e caixinhas de suco, potinhos e saquinhos de plástico, para as lixeiras corretas.