“A vida tem sua própria sabedoria. Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar o broto a sair da semente o destrói. Tudo ocorre no seu tempo!”
Foi com essas palavras que as professoras do Nível II começaram a explicar às crianças o que é METAMORFOSE e que as transformações em alguns animaizinhos (borboleta, sapo, joaninha, gafanhoto) ocorrem devagarinho, e sempre de “dentro” para “fora”.
VÍDEO DO MATERIAL PEDAGÓGICO
Em seguida à conversa, os alunos do Nível II assistiram a um vídeo pertencente ao material pedagógico Piaget, que mostra todo esse processo de metamorfose ou transformação. Puderam acompanhar que a borboleta deposita ovinhos em folhas de plantas. Desses ovos, surgem larvas ou lagartas, que depois viram pupas e ficam imóveis dentro de uma espécie de proteção, os casulos. Quando uma pupa amadurece, ela vai quebrando o casulo e de dentro sai, aos pouquinhos, uma linda borboleta.
Os alunos também visitaram “virtualmente” um borboletário com a Bia e Beto, personagens do material pedagógico deles.
EXPERIÊNCIA PRÁTICA
Entendendo pelo vídeo e pelas explicações das professoras que a borboleta passa por uma metamorfose completa, num ciclo de vida com algumas fases ou mudanças na estrutura do seu corpo, havia chegado a hora do experimento concreto e observável.
As professoras Daniela, Adriana Monteiro, Denise e Juliana já haviam colocado lagartas em recipientes de vidro com algumas folhas e gravetos para servirem de alimento, e cobriram com um tule. Os alunos observaram com muita atenção e entusiasmo o mini borboletário.
TEORIA DE FORMA LÚDICA
Numa atividade artesanal, os alunos montaram quadrinhos com pratinhos de papelão em que colaram um anexo de borboleta que havia no próprio material pedagógico. Mas, antes da colagem, nas asas da borboleta, eles desenharam, pintaram e escreveram o nome das várias fases da metamorfose.
O ACOMPANHAMENTO SERÁ FREQUENTE
Cada turma ficou com o mini borboletário na sala de aula, em lugar acessível, para todos poderem acompanhar as transformações.
Quando surgirem as borboletas, que será o momento mágico da experiência, os alunos irão soltá-las na natureza.
E A METAMORFOSE ACONTECEU!!!
O projeto de observação da METAMORFOSE das borboletas, organizado pelas professoras Daniela, Adriana Monteiro, Denise e Juliana, do Nível II, foi um sucesso de aprendizado e alegria para os alunos.
Eles acompanharam num mini borboletário (um recipiente de vidro coberto com um tule) a transformação de ovinhos de borboleta em larvas ou lagartas, que depois viraram pupas. Em seguida, puderam observar que as pupas ficaram imóveis por alguns dias dentro de uma espécie de proteção, os casulos. Então, as pupas amadureceram, foram quebrando o casulo e de dentro saíram, aos pouquinhos, lindas borboletas.
Havia chegado o momento que os alunos mais aguardavam: a ida para o gramado da escola para soltar as borboletas.
Foi uma verdadeira festa da Natureza!