O NOVO ENSINO MÉDIO possibilita que o aluno direcione os seus estudos com maior efetividade para as áreas de sua preferência. Já no 1º ano do Médio, de acordo com sua escolha entre dois ITINERÁRIOS FORMATIVOS, o de “Linguagens e Ciências Humanas” ou o de “Matemática e Ciências da Natureza”, o aluno segue algumas aulas semanais diferenciadas.
A professora Juliana Santos Monteiro ministra aulas de Filosofia e Sociologia aos nossos alunos que optam pelo Itinerário de “Linguagens e Ciências Humanas”.
Com objetivo de contribuir para que eles ampliem os conhecimentos e desenvolvam a reflexão crítica, a professora promove atividades variadas de pesquisa e debate, com foco na observação de problemas da atualidade e na busca de soluções.
O MUNDO CONECTADO
O tema do Itinerário de “Linguagens e Ciências Humanas” que está sendo desenvolvido neste 2º trimestre para os alunos do 1º Médio é O MUNDO CONECTADO.
PALESTRA
Sobre esse importante tema da atualidade, primeiramente, os alunos acompanharam a palestra “Educação e Conscientização Digital”, que a advogada Ana Paula Siqueira proferiu na nossa escola para pais e alunos do Fundamental II e Ensino Médio.
Ela abordou sobre os malefícios das plataformas de mensagens quando geram Fake News e Cyberbullying, que são postagens para intimidar, humilhar, expor de modo vexatório, perseguir ou caluniar pessoas e/ou entidades.
Além de oferecer dicas de como distinguir entre verdade e fake, a palestrante mencionou a necessidade de sempre usarmos a internet de maneira consciente e ética, já que existem implicações legais e jurídicas para quem faz divulgações inadequadas ou difamatórias.
SÉRIE DA NETFLIX E DEBATE
Em seguida à palestra que gerou boas reflexões, os alunos assistiram ao primeiro capítulo da temporada 3 da série “Black Mirror”, que, no seu conjunto, analisa questões do nosso cotidiano. O episódio específico, denominado “Queda Livre”, trata do apego das pessoas às mídias da internet, inclusive mostrando-as como dependentes da quantidade de likes recebidos por suas postagens no Instagram.
Então, os alunos participaram de um debate em que se posicionaram como um dos “conectados” e analisaram a relevância das mídias digitais em suas vidas, concluindo que as suas ações recebem sim influência da rede social a que pertencem.
A professora Juliana considerou que o debate foi um importante processo de conscientização:
“Os alunos perceberam que quem está dentro de uma rede social tende a compartilhar apenas partes boas da sua vida, gerando, assim, uma ideia de que não existem problemas em sua vida. As fotos bonitas e vídeos felizes mostram um estilo de vida que nem sempre condiz com a realidade.”
AULA INVERTIDA PARA ESTUDO DOS FILÓSOFOS
Mais uma atividade motivadora foi organizada pela professora Juliana, que adotou uma metodologia ativa, fazendo os alunos se sentirem protagonistas.
Divididos em duplas ou trios, estudaram alguns representantes da Filosofia e da Sociologia de diferentes épocas (Platão, Sócrates, Aristóteles, Rousseau, Voltaire, Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx, Simone de Beauvoir e Rosa Luxemburgo) e eles mesmos, numa estratégia de “aula invertida”, comandaram as apresentações. Ou seja, por sorteio, os grupos ficaram com a incumbência de pesquisar sobre um dos pensadores e apresentar aos colegas um resumo de sua biografia e de suas ideias principais.
VOZES DOS PENSADORES
Em continuidade à atividade de estudo dos filósofos e sociólogos, houve um outro desafio para os alunos: um debate com as vozes dos pensadores que eles pesquisaram.
Um dos alunos de cada grupo foi escolhido para representar o pensador, e os outros ficaram encarregados de lhe dar assessoria durante o debate.
Vários assuntos já haviam sido selecionados para esse debate dos pensadores, mas um deles e o mais votado pelos alunos foi o que norteou o debate: O mundo pandêmico em que vivemos hoje.
Por abranger tópicos de todas as áreas da vida humana e da vida do planeta Terra, o assunto permitiu que os alunos falassem de saúde física e mental, relacionamentos, meio ambiente, mundo do trabalho, desigualdade social e até crescimento do machismo e feminicídio, sendo este item, como não poderia deixar de ser, mencionado brilhantemente pelos representantes de Simone de Beauvoir e Rosa Luxemburgo.
“A atividade foi muito produtiva e a atuação dos alunos superou as expectativas. O tempo foi pouco. Havia muito mais para ser abordado. Faremos mais encontros nesse formato.”, comentou a professora Juliana, muito satisfeita com o sucesso do debate.
A Erika Rinaldi, Coordenadora do Novo Ensino Médio, acompanhou o debate e também elogiou o desempenho dos alunos.