O início do ano letivo nem sempre é animador para os adolescentes. Mas, no Piaget, os professores, preocupados em afastar de imediato qualquer ansiedade ou receio, organizam atividades lúdico-pedagógicas para todos se sentirem bem acolhidos, integrados e motivados a realizarem as atividades planejadas.
Aliás, é nossa prática apresentar aos alunos as principais propostas pedagógicas do ano. Acreditamos que os alunos, sabedores das metas e objetivos a serem alcançados, se sintam mais seguros e confiantes das suas próprias potencialidades.
As professoras Gislaine, Sara e Gizele, do Período Integral do Fundamental Anos Finais, compactuam com essa proposta. Pelo fato de o Integral ser considerado um reforço, um complemento ou mesmo aprofundamento do Período Pedagógico, elas têm uma preocupação maior em esclarecer aos alunos as características dos trabalhos e projetos que serão desenvolvidos. E mais do que isso: buscam estabelecer correlação dos estudos à realidade cotidiana.
“Para nós, é essencial que os alunos acreditem que os assuntos abordados tenham importância para a vida deles. Sempre de maneira contextualizada, explicamos que as atividades ou estudos que realizamos no Integral são oportunidades para eles debaterem, refletirem, repensarem ideias, enfim, terem um pensamento mais crítico.”, comentou a professora Gislaine.
Conversas para criar um ambiente de empatia
No primeiro dia, o objetivo foi estimular nas turmas a empatia, que é o desenvolvimento de habilidades comportamentais baseadas em valores, como a compreensão, a tolerância, a responsabilidade e a colaboração.
Para tanto, houve uma atividade de “apresentação” que gerou autoconhecimento e conhecimento do outro, num processo de socialização. Essa tarefa também possibilitou o exercício da expressão oral.
Lembrancinha do primeiro dia
Em demonstração de carinho e acolhimento, as professoras deram aos seus alunos um presentinho com uma mensagem de boas-vindas e de estímulo para um ano de muitas realizações.

Dinâmica do Monstrinho para constatação da diversidade
As professoras solicitaram aos alunos do Integral que desenhassem um monstrinho seguindo orientações bem específicas das características físicas dele.
Resultado: nenhum monstrinho ficou igual ao outro. Assim, os alunos puderam perceber que cada um é único, é diferente, pensa e interpreta do seu jeito. Ficou o importante aprendizado de que, para uma boa convivência, é necessário o respeito às diferenças e a valorização do “eu” e dos “outros”.



Bingo Bilíngue
A presença do ensino bilíngue, com aulas de Inglês diárias inclusive no Integral, já é um diferencial de destaque da nossa escola, preparando os alunos para a comunicação com pessoas do mundo todo. Além disso, é indiscutível o benefício de se ter o domínio do Inglês por ser um facilitador no mercado de trabalho.
Para os alunos se sentirem motivados e gostarem de estudar inglês, a teacher Gizele tem como meta fazer os alunos concluírem que o Inglês Diário não é uma disciplina isolada. Ao contrário, auxilia no estudo das demais disciplinas e amplia os aprendizados curriculares gerais. Isso porque, seguindo uma metodologia interdisciplinar, o Inglês Diário participa ativamente de todos os projetos desenvolvidos com as turmas.
Assim, já na primeira semana, Português e Inglês se uniram para divertir e ensinar os alunos com a brincadeira do bingo bilíngue.
No final, todos foram premiados com um piquenique de guloseimas.






Jogos de Tabuleiro
Na primeira semana, os alunos se divertiram com jogos.
Sempre que podem, as professoras adotam esse recurso por ser muito apreciado pelos alunos e oferecer vários benefícios educacionais: raciocínio lógico, atenção, concentração e interação social. Entre os jogadores desenvolvem-se, também, valores e princípios de se viver em sociedade, como: o respeito, a paciência, o cumprimento das regras, o saber ganhar e perder.
Muita alegria, entrosamento e ricos aprendizados socioemocionais.


