O Ensino Médio visa ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências específicas, como: domínio das linguagens, seleção e organização das informações, autonomia, protagonismo, pensamento crítico, entre outras.
Com duas “Trilhas” ou “Itinerários Formativos” — Linguagens e Ciências Humanas e Matemática e Ciências da Natureza —, o curso se caracteriza por possibilitar maior flexibilidade de escolha, atendendo às necessidades individualizadas dos alunos.
Mas o importante é que eles, no início do ano, se sintam acolhidos, integrados ao ambiente escolar e, principalmente, motivados para os estudos.
Em vista disso, a equipe docente do Médio organizou algumas atividades especiais nos primeiros dias de aula. Todos foram recebidos com muito carinho, participaram de oficinas e dinâmicas e assistiram a uma importante palestra.
Veja alguns momentos desse ACOLHIMENTO:
O que vem pela frente?
Os professores do Médio se apresentaram e explicaram aos alunos suas propostas para 2025.
Essa explanação inicial é considerada pela nossa escola muito importante, pois os alunos, conhecendo a programação e os projetos das disciplinas, mesmo que de forma genérica, se sentem mais seguros e confiantes.
Nesse encontro, os professores também mencionaram a ocorrência, durante todo o ano, de aulas de aprofundamento, simulados e plantões de dúvidas, tendo em vista desenvolver as habilidades necessárias para o Enem e Exames Vestibulares. E, principalmente para os iniciantes do Médio, a Coordenadora Erika Rinaldi esclareceu sobre a estrutura dos Itinerários Formativos e enfatizou a importância das Eletivas, que são as aulas optativas de variados assuntos, sempre relevantes para a formação integral dos alunos.



Apresentação musical na recepção aos alunos
A ideia de algumas alunas do Médio cantarem para os colegas no primeiro dia de aula foi muito bem recebida. Todos gostaram da surpresa que, com certeza, foi um momento de descontração, alegria e diminuição da ansiedade. As nossas “alunas-cantoras” Maria Beatriz Brumatti (do 3º ano A), Letícia Perrone (do 2º ano B) e Luísa Uchoa (do 3º ano A) deram um show de interpretação.



Encontros e reencontros
A socialização dentro da escola é essencial para motivar o aluno a frequentar as aulas e a estudar. Ao se sentir aceito e integrado a um grupo, seu aprendizado ganha melhor qualidade.
Por isso, no primeiro dia de aula, os alunos do Médio tiveram alguns momentos livres para poderem se socializar, fazendo novas amizades e revendo os colegas de outros anos.

Dinâmica de união e colaboração
Os professores organizaram uma dinâmica em que as equipes, formadas por alunos das três séries do Médio, precisaram montar uma ponte com apenas palitos e barbante. Venceria o grupo que conseguisse fazer a ponte mais extensa no prazo estipulado.
O desafio exigiu deles integração, comprometimento, responsabilidade, respeito, empatia, criatividade, entre outras posturas adequadas para um bom “trabalho em grupo”.






Dinâmica de conhecimentos sobre os colegas
Uma atividade divertida foi um bingo especial, em que as equipes tiveram de montar a cartela com nomes de colegas que possuíssem as características mencionadas, como preferências, ações, habilidades.
Depois de uma conferência de “certo” ou “errado”, bingou o grupo que demonstrou maior conhecimento de seus colegas.
No final dessa dinâmica, saindo do auditório, os alunos tiveram uma surpresa “saborosa” da escola: ganharam um sorvete de boas-vindas.



Palestra de incentivo aos estudos
A nossa escola tem parceria com Instituições de Ensino Superior da região para oferecer aos alunos do Médio cursos periódicos especiais, as chamadas Eletivas, que proporcionam valiosos aprendizados em diversas áreas do conhecimento. Essas aulas e atividades práticas geralmente ocorrem nas próprias faculdades e são ministradas por professores da instituição universitária.
Desta vez, como incentivo aos estudos, dois professores do Instituto Mauá de Tecnologia, o professor Everaldo Pereira e a professora Flávia Loss, vieram à nossa escola para uma palestra que respondesse à pergunta: “Para que serve o conhecimento?”.
➤ O conhecimento para o pensamento crítico
De maneira informal e interativa, os palestrantes mencionaram os benefícios do conhecimento para a vida pessoal e profissional. Salientaram que somente com a aquisição de conhecimentos é possível debater, repensar ideias, confrontar outras visões, enfim, ter um pensamento crítico.
➤ O conhecimento para a saúde mental
Outro fator importante destacado na palestra foi a contribuição do conhecimento para a saúde mental. Isso porque estar sempre em busca de novos conhecimentos é um estímulo para a mente humana, que aprende a se esforçar, a enfrentar novos desafios, a superar dificuldades. Segundo os palestrantes, essas habilidades de quem está acostumado a sair da sua zona de conforto e explorar novas ideias e conceitos são muito úteis no cotidiano, auxiliando em momentos de dificuldade na vida particular, inclusive impedindo estados depressivos.
➤ O conhecimento para foco, organização e eficácia
Os palestrantes explicaram que foco, dedicação, disciplina e organização são atributos findamentais para tudo o que realizamos no cotidiano. As pessoas que estudam, que sempre desejam aprender mais, desenvolvem essas qualidades. Assim, conseguem se concentrar nas tarefas, seguir metas, não costumam desistir com facilidade e tendem a terminar o que se propõem a fazer.
➤ O conhecimento para aprovação nos exames vestibulares
É claro que a principal preocupação dos alunos do Médio é entrar na faculdade. Portanto, os palestrantes não podiam deixar de enfocar um dos benefícios da aquisição de conhecimentos: ir bem nos exames vestibulares.
E evidenciaram que, para a preparação, novamente as habilidades de organização e foco são essenciais.
Recomendaram a composição de um cronograma de estudos e o gerenciamento do tempo para cada disciplina.


