Home INFANTIL “Clube do Livro Bilíngue” para despertar o gosto pela leitura

“Clube do Livro Bilíngue” para despertar o gosto pela leitura

Em português e inglês, alunos do Maternal se encantam com histórias infantis

por Aline Floresti

Um dos  principais objetivos do Colégio Piaget é formar indivíduos leitores. Por isso, desde a Educação Infantil, as professoras oferecem frequentes momentos lúdicos e prazerosos de Contação de História e de manuseio de livrinhos. 

Com enfoque nessa proposta de explorar o mundo maravilhoso das histórias, que têm o poder de  estimular a imaginação, transmitir conhecimentos e desenvolver o pensamento crítico, já no Maternal desenvolvem-se o Clube do Livro e o Book Club. Na verdade, trata-se de um único projeto bilíngue de leitura de livros infantis, programado de maneira interdisciplinar.

Desta vez, o livro escolhido para os alunos do Maternal foi “Cachinhos Dourados e os Três Ursos”.

Peça Teatral

Com o propósito de motivar os alunos e levá-los a conhecer os personagens e um pouco do enredo, as professoras montaram uma peça teatral baseada na história “Cachinho Dourados e os Três Ursos”

A teatralização, criada especialmente para as turmas do Maternal, teve diálogos tanto em  português como em inglês.

Leitura do livro 

Depois da pecinha, vieram as atividades de leitura. Primeiramente, as professoras Silmara e Thayane leram o livro “Cachinho Dourados e os Três Ursos” em português e promoveram conversas em que os alunos puderam expressar o que tinham entendido. 

Só então, nas aulas de Inglês, as teachers Cibele, Mayara e Valéria, numa estratégia bem didática, fizeram a leitura do livrinho em inglês enquanto os alunos acompanhavam as imagens num vídeo. 

“Para ampliar o vocabulário dos pequenos alunos, trabalhamos algumas palavrinhas-chave da história: urso, mingau, cadeira, cama e o número três, referente à família urso e a seus pertences.”, explicou a teacher Cibele.

Atividade de Culinária

O Clube do Livro / Book Club se integrou com a disciplina de Culinária para mais uma abordagem significativa da história. Neste caso, foi uma contextualização “gustativa”, já que os alunos, vestidos de chefs,  participaram da preparação de um delicioso mingau e o degustaram, imitando a Cachinhos Dourados que tomou o mingau dos ursos. 

Além disso,  os ingredientes do mingau foram apresentados aos pequenos em português e inglês.

Eles adoraram toda essa fantasia e o mingau também.

Por fim, brincaram de ser cozinheiros, preparando de mentirinha comidas no “Espaço Pequeno Gourmet” da nossa escola.

Você também pode gostar

Receba novas atualizações

Descubra a arte de criar um ambiente alegre e acolhedor para seu filho.

Subscribe my Newsletter for new blog posts, tips & new photos. Let's stay updated!

Será usado de acordo com a nossa Política de Privacidade

@2025 – All Right Reserved. Designed and Developed 2Clicks IT Service