Nas aulas do Integral do Fundamental Anos Finais referentes ao projeto bilíngue do Clube do Livro, os alunos desenvolveram atividades sobre o livro “Extraordinário”, da autora Raquel Jaramillo Palacio. Trata-se da história do personagem Auggie Pullman, um menino com uma severa deformidade facial que precisa enfrentar o estranhamento e o preconceito de crianças e adultos.
Os nossos alunos leram a obra e assistiram ao filme, já que, por se tornar um best-seller, o livro foi adaptado para o cinema em um filme também de muito sucesso.
Clube do Livro: “Extraordinário” – Leitura e interpretação
Com as professoras Gislaine e Sara e suas assistentes, os alunos, após a leitura do livro, participaram de rodas de conversa para a interpretação.
Da obra, eles extraíram vários aprendizados de condutas socioemocionais, como: “tratar o outro como queremos de ser tratados”; “ter compaixão e solidariedade”; “colocar-se no lugar do outro”; “valorizar a pessoa independentemente da aparência”; “dar ajuda a quem precisa”, entre outros.
Com o enfoque de que “somos todos extraordinários”, a professora conduziu os debates para a reflexão de que cada um é “diferente”, pois tem suas próprias insatisfações e dificuldades físicas e/ou emocionais.
Assim, a conversa, com depoimentos espontâneos dos alunos, culminou em conclusões antibullying e em incentivos ao autorrespeito e respeito ao outro.
E, como o personagem Auggie conseguiu superar as adversidades com a ajuda da sua família, de seus amigos e da escola, por meio dos professores e do diretor, ficou a importante mensagem do “apoio mútuo”.
“Eles entenderam que todos nós precisamos de apoio em certos momentos da vida, e que é essencial saber pedir ajuda quando necessário, e também estar disposto a oferecer ajuda aos outros.” , comentou a professora Gislaine.
Book Club – “Wonder”- educational games and vocabulary
Com a teacher Gizele, nas aulas do Inglês Diário do Integral, os alunos também analisaram a obra “Wonder”, por meio de variadas atividades, todas em inglês, é claro.
Primeiramente, leram trechos do livro em inglês e estudaram um vocabulário específico. Em seguida, participaram de um “Kahoot”, com questões preparadas pela teacher sobre o enredo, personagens e mensagens do livro. Também competiram respondendo “True or false?” para afirmações sobre a obra.
Outra estratégia foi o jogo “Questions and Answers”. A teacher apresentou fichas com perguntas e respostas do livro. Por estarem embaralhadas, a tarefa dos alunos era formar os pares adequados.
Brincadeira que os alunos adoram
Para finalizar os trabalhos com “Extraordinário” ou “Wonder”, as duas professoras, Gislaine e Gizele, atenderam aos pedidos dos alunos e organizaram o jogo de equipes que eles adoram: “Torta na Cara”.
A brincadeira consistiu em fazer uma pergunta sorteada a dois alunos de diferentes grupos, e quem respondesse primeiro corretamente podia dar uma “tortada” no colega.
“Com questões em português e inglês, essa atividade lúdico-pedagógica levou os alunos a aprenderem e, ao mesmo tempo, interagirem e se divertirem.”, falou a teacher Gizele.


















