O ACOLHIMENTO é considerado o “marco zero” do projeto anual. Os alunos precisam se sentir bem recebidos, integrados e motivados. Entrosarem-se já de início é essencial para que possam realizar todas as atividades do ano com alegria e ajuda mútua, e o desempenho deles seja produtivo.
Nos primeiros dias, várias atividades lúdicas e interativas foram desenvolvidas para que os alunos se apresentassem e conhecessem melhor os colegas e os professores. Todas elas visaram promover um acolhimento carinhoso, essencial para a vida escolar, social e emocional dos educandos.
OFICINAS, DINÂMICAS E JOGOS
Os alunos do 6º ao 9º ano participaram das dinâmicas “Sim ou Não?” e “Palavra lembra palavra”, ambas direcionadas aos conteúdos de cada disciplina. Para aquecimento, em círculo, fizeram a atividade “Zap, boing e xiva”, que requer movimento do corpo, execução de estímulos e atenção, e ao mesmo tempo proporciona muita diversão e entrosamento entre os colegas
Também, em jogos digitais (Gamificação), selecionados pelos professores, os alunos se divertiram e ao mesmo tempo revisaram assuntos das várias disciplinas.
CARTAS DOS SONHOS
Nas aulas de Português da professora Carol, os alunos do 8º e 9º ano redigiram uma carta a eles mesmos, para ser guardada e lida no final do ano. O objetivo foi que eles escrevessem sobre seus projetos particulares para este ano de 2022, seus sonhos, anseios e expectativas. Podiam mencionar algum medo ou problema que gostariam de conseguir solucionar. E até podiam, voluntariamente, ler a carta para os colegas antes de entregá-la.
EXERCITANDO A CONCENTRAÇÃO
A professora Andrea, de Ciências, com as turmas do 6º ano, conversou sobre Neurociência e como suas descobertas podem ajudar no aprendizado. De modo prático, realizou uma dinâmica de relaxamento e concentração. E aconselhou os alunos a repetirem o exercício toda vez que se sentissem agitados ou desatentos para estudar.
A VOZ DO ALUNO
Cada professor dialogou com as turmas para apresentar as suas propostas de trabalho anual e pedir sugestões, seguindo a metodologia da nossa escola, em que se valoriza a voz do aluno. Ou seja, na primeira semana, além de promover a integração dos alunos, buscou-se conscientizá-los de que são os “protagonistas”, tendo total participação no seu próprio aprendizado.
A professora Raquel, de Português, das turmas do 6º e 7º ano, desenvolveu bate-papos para estimular o entrosamento, principalmente dos novos na escola. Ela fez perguntas diretas como forma de os alunos se apresentarem, e se mostrou receptiva aos questionamentos deles.
“Momentos de conversa têm enorme relevância para os alunos que estão começando o Fundamental II. Alguns sentem medo, e nós precisamos acolhê-los com carinho.”, esclareceu a professora Raquel.
Também a Orientadora Educacional, a Cíntia, que tem sua aula semanal com os alunos do 6º e 7º ano, conversou com as turmas para apresentar aos alunos novos os objetivos de seu curso: oferecer orientações de como “estudar”, com técnicas e estratégias, e organizar debates para ajudá-los em questões socioemocionais. Ela evidenciou que seu desejo é sempre ouvir os alunos e, já na primeira semana, eles tiveram VOZ, montando um cartaz com os assuntos de interesse deles que gostariam de discutir durante o ano.
FEIRA DE PROFISSÕES
O NOVO ENSINO MÉDIO tem a finalidade de direcionar os estudantes para seus objetivos de estudos posteriores e de profissão. Para tanto, do conjunto geral de aulas semanais, 10 são específicas, e compõem dois ITINERÁRIOS FORMATIVOS: o itinerário de “Linguagens e Ciências Humanas” e o itinerário de “Matemática e Ciências da Natureza”.
Como é preciso escolher um itinerário formativo no início do 1º Médio, os alunos do 9º ano, no decorrer de 2022, passarão por um processo preparatório. E o primeiro passo já foi dado: eles participaram, no dia 1º de fevereiro, da Feira de Profissões, juntamente com os alunos do Ensino Médio.
O evento contou com a presença de 30 ex-alunos da nossa escola, que estão estudando ou que terminaram seus cursos e, agora, atuam nas mais diversas áreas.
A participação na Feira foi importante para os alunos do 9º ano. Assim, eles já podem começar a pensar nas áreas de que gostam ou naquelas com que mais se identificam.