O professor Barbassa, em suas aulas de Biologia, trabalhou com os alunos do 3º ano do Ensino Médio o assunto Genética, abordando genes e hereditariedade. Também mencionou as variações que podem ocorrer na transferência das características de um indivíduo para outro.
Estudando os cromossomos, os alunos aprenderam que a maioria dos indivíduos possuem 46 cromossomos, organizados em pares. No total, são 23 pares. E ficaram sabendo que, nos indivíduos com Síndrome de Down, há uma alteração genética, acarretando a formação de 1 cromossomo a mais. Eles têm 47 cromossomos, sendo que o cromossomo extra está ligado ao par 21. Portanto, são 3 cromossomos do tipo 21 em todas ou na maioria das suas células.
Explicação genética para o “Dia Mundial da Síndrome de Down”
Pelo assunto estudado e por calhar de a próxima aula de Biologia com a turma ser exatamente no dia dia 21/3, em que se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down por representar os 3 cromossomos do tipo 21 (trissomia do 21), o professor Barbassa aproveitou para combinar uma atividade especial com os alunos.
Ele convidou também as outras turmas do Médio para todos participarem de uma reflexão sobre questões sociais, de saúde e de inclusão dos indivíduos com Síndrome de Down.
Importância do dia 21/3
O Dia Internacional da Síndrome de Down, 21/3, foi criado para a conscientização de que os indivíduos com Síndrome de Down precisam ter garantidos os seus direitos à saúde, ao respeito e à inclusão.
Nessa data, meias coloridas são usadas como símbolo de apoio e de celebração da diversidade. A iniciativa é parte da campanha internacional “Lots of Socks”, que significa “Muitas Meias”.
“As meias coloridas retratam a individualidade e a beleza das diferenças. Cada pessoa é única, assim como as cores vibrantes das meias, e esse gesto simples nos lembra a importância de aceitar e valorizar o outro.”, explicou o professor.
Alunos e professores com meias coloridas
Conscientização, respeito e aceitação das diferenças são valores que praticamos na nossa escola. Por isso, no dia 21/3, todos os professores, coordenadores e alunos do Médio estavam com meias coloridas e descombinadas (um pé de cada cor), para expressarem que apoiam a causa dos indivíduos com Síndrome de Down e que as diferenças são bonitas assim como suas meias.
Houve um encontro para uma bate-papo sobre o significado da data e para a exibição das suas meias coloridas.

